domingo, 13 de setembro de 2009

Dicionário do Desviacionismo
Karl Kautsky: o renegado

A classe operária não pode realizar o seu objetivo revolucionário mundial se não fizer uma guerra implacável a esta renegação, a esta falta de caráter, a esta atitude de servilismo perante o oportunismo, a esta vulgarização teórica sem precedentes do marxismo.
O kautskismo não é casual, é o produto social das contradições da Segunda Internacional, da combinação da fidelidade ao marxismo em palavras com a subordinação de facto ao oportunismo.

Vladmir Lênin
A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky (1918)

Karl KautskyAs palavras de Lênin sem dúvida são a melhor síntese do que o kautskismo representa. Essa corrente de pensamento é a principal filha do revisionismo: troca a revolução pela reforma, o internacionalismo pelo nacional-chauvinismo e, de acordo com Lênin, o marxismo pelo oportunismo.

Karl Kautsky foi por muitos anos, um dos mais respeitados interpretes do marxismo. A grande mudança que se percebe no autor começa a surgir no final do século XIX, quando esse se junta a Eduard Bernstein, pai da social-democracia, na redação do novo programa do Partido Social-Democrata da Alemanha.

Foi Bernstein quem fortaleceu ainda mais a ideologia reformista ao questionar muitas bases do marxismo, como a teoria do valor, a sua versão de luta de classes e a inevitabilidade da revolução proletária. É dele a frase “O movimento é tudo. O objetivo final não é nada”, que declaradamente abre mão da necessidade de se alcançar o comunismo como fim.

Juntos, Bernstein e Kautsky sustentaram o reformismo apoiados na idéia de que são as reformas graduais, como as melhorias nas condições de trabalho e dos salários, que podem levar ao socialismo. A luta de classes, para eles, não seria pela via revolucionária. Para eles, a democracia burguesa seria o melhor caminho, jogando fora tudo o que Marx e Engels escreveram e discutiram por décadas; jogando fora o conceito básico que para um comunista é óbvio: democracia só existe para a classe dominante.

Kautsky afirmava que a diferença entre sua visão e a bolchevique era “a oposição de dois métodos radicalmente diferentes: o democrático e o ditatorial”. Ele era contra, portanto, à ditadura do proletariado prevista por Marx.

No que diz respeito ao internacionalismo, o kautskismo também ofende o leninismo. Kautsky tinha uma visão deturpada e oportunista acerca do interesse imperialista pelas colônias. Afirmava que a concorrência por novos territórios iria, ao invés de desbancar numa guerra sangrenta das elites, acabar por gerar a paz e a harmonia internacional. Ao proferir essas idéias, ou demonstrava ser ignorante ou provava ser mau caráter. A Primeira Guerra Mundial provou que o bolchevismo estava certo e o kautskismo errado.

0 comentários: