terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dicionário do Desviacionismo
Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo

Os bolcheviques; não se teriam mantido no poder (...) não fosse a disciplina rigorosíssima, verdadeiramente férrea, de nosso Partido, não fosse o total e incondicional apoio da massa da classe operária (...). A centralização incondicional e a disciplina mais severa do proletariado constituem uma das condições
fundamentais da vitória sobre a burguesia.

Vladmir Lênin
Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo (1920)
A famosa obra de Lênin Esquerdismo: Doença Infantil do Comunismo, foi escrita em 1920 às vésperas do Segundo Congresso da III Internacional. O objetivo do livro era pautar as discussões desse encontro, fazendo com que todos os partidos comunistas do mundo se estruturassem segundo a lógica bolchevique.

Tratando da organização revolucionária, Lênin explica, passo por passo, como os partidos devem se portar diante de questões como , disciplina, cúpula decisória, participação em sindicatos, participação em parlamentos burgueses, organizações paralelas ilegais e ação revolucionária.

Abaixo, alguns trechos de sabedoria extraídos da obra do pai do proletariado:

Sobre a disciplina:
A ditadura do proletariado é uma luta tenaz, cruenta e incruenta, violenta e pacífica, militar e econômica, pedagógica e administrativa, contra as forças e as tradições da antiga sociedade (...) Quem concorre para enfraquecer, por pouco que seja, a disciplina férrea do Partido do proletariado ajuda, na realidade, a burguesia contra o proletariado.

Sobre os sindicatos:
O partido deve dedicar-se mais (...) para educar os sindicatos, dirigi-los, sem esquecer, ao mesmo tempo, que estes são e serão durante muito tempo uma ‘escola de comunismo’ necessária, uma escola preparatória dos proletários para a realização de sua ditadura, a associação indispensável dos operários para a passagem gradual da direção de toda a economia do país (...) para as mãos de todos os trabalhadores.

Sobre o parlamentarismo:
A participação nas eleições parlamentares e na luta através da tribuna parlamentar são obrigatórias para o partido do proletariado revolucionário, precisamente para educar os setores atrasados de sua classe, precisamente para despertar e instruir a massa aldeã inculta, oprimida e ignorante. Enquanto não tenhais força para dissolver o parlamento burguês e qualquer outra organização reacionária, vossa obrigação é atuar no seio dessas instituições (...) Do contrário, correi o risco de vos converter
em simples charlatães.

O sucinto guia conseguiu o que Lênin tanto queria: varreu para fora das estruturas partidárias todas as pragas esquerdistas.

Esquerdistas, grosso-modo, são elementos pequeno-burgueses que não compreendem a importância do Partido da Vanguarda do Proletariado como guia da revolução. São, por assim dizer, os que discordam, seja por ganância ou ignorância, do bolchevismo. O revisionismo é aliado desses inimigos do povo, que ameaçam a conquista de anos de luta revolucionária por conta de um anarquismo infantil e impensado.

0 comentários: